O que é Transtorno de ansiedade generalizada? Por Psicanalista Marco Barbosa

 O que você sabe sobre o transtorno de ansiedade generalizada (TAG)? Esse é um problema que afeta muitas pessoas e que pode prejudicar a qualidade de vida, o desempenho profissional e os relacionamentos. Neste artigo, vamos explicar o que é o TAG, quais são as suas causas, sintomas e tratamentos. Acompanhe!


O que é o transtorno de ansiedade generalizada (TAG)?


O TAG é um transtorno psicológico que se caracteriza por uma preocupação excessiva e persistente com vários aspectos da vida, mesmo quando não há motivos reais para isso. As pessoas com TAG vivem em constante estado de ansiedade, nervosismo e apreensão, antecipando situações negativas e imaginando cenários catastróficos.



A ansiedade é uma emoção normal e adaptativa, que nos ajuda a lidar com situações de perigo, desafio ou incerteza. No entanto, quando ela se torna excessiva, frequente e desproporcional à realidade, pode se transformar em um transtorno que interfere na saúde física e mental.


Segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5), para ser diagnosticado com TAG, é preciso apresentar os seguintes critérios:


- Preocupação excessiva e difícil de controlar com vários eventos ou atividades (como trabalho, escola, saúde, família, etc.) por pelo menos seis meses;

- A preocupação é acompanhada por três ou mais dos seguintes sintomas: inquietação, fadiga, dificuldade de concentração, irritabilidade, tensão muscular e perturbação do sono;

- A preocupação causa sofrimento significativo ou prejuízo no funcionamento social, ocupacional ou em outras áreas importantes da vida;

- A preocupação não é atribuível aos efeitos fisiológicos de uma substância (como drogas ou medicamentos) ou a outra condição médica (como hipertireoidismo);

- A preocupação não é melhor explicada por outro transtorno mental (como fobia, transtorno obsessivo-compulsivo, transtorno do pânico, etc.).


O TAG pode afetar pessoas de todas as idades, desde a infância até a velhice. Em geral, as mulheres são mais vulneráveis do que os homens. Estima-se que cerca de 5% da população brasileira sofra com esse transtorno em algum momento da vida.


Quais são as causas do transtorno de ansiedade generalizada (TAG)?



Não há uma causa única para o desenvolvimento do TAG. Acredita-se que ele seja resultado da interação de vários fatores biológicos, psicológicos e ambientais, como:


- Genética: há evidências de que o TAG tem uma tendência familiar, ou seja, pessoas que têm parentes próximos com esse transtorno têm mais chances de desenvolvê-lo;

- Neurotransmissores: são substâncias químicas que atuam na comunicação entre as células nervosas do cérebro. Alguns neurotransmissores estão envolvidos na regulação da ansiedade, como a serotonina, a dopamina e a noradrenalina. Alterações no funcionamento desses neurotransmissores podem contribuir para o surgimento do TAG; (leia nesse mesmo blog o título " Mecanismos de defesa neuropsicológicos")

- Estresse: situações estressantes podem desencadear ou agravar os sintomas do TAG. Exemplos de estressores são: traumas, perdas, conflitos, mudanças, pressões sociais ou profissionais, etc.;

- Personalidade: alguns traços de personalidade podem predispor ao TAG, como o perfeccionismo, a baixa autoestima, o medo de errar ou de ser criticado, a dificuldade de lidar com a incerteza ou a ambiguidade, etc.;

- Aprendizagem: algumas experiências vividas na infância ou na adolescência podem influenciar na forma como a pessoa lida com a ansiedade na vida adulta. Por exemplo, se a pessoa recebeu uma educação muito rígida, repressiva ou superprotetora, pode ter desenvolvido crenças negativas sobre si mesma, sobre o mundo e sobre o futuro, que alimentam a sua preocupação excessiva.



TAG e outros tipos de ansiedade

TAG é a sigla para transtorno de ansiedade generalizada, um problema de saúde mental que afeta milhões de pessoas no mundo. Quem sofre de TAG vive em um estado constante de ansiedade, sem uma razão aparente ou específica. Essa ansiedade pode interferir na qualidade de vida, no desempenho profissional e nas relações sociais.

O que causa o TAG? Não há uma resposta única para essa pergunta. Alguns fatores que podem contribuir para o desenvolvimento do transtorno são: genética, personalidade, estresse, traumas e outros problemas psicológicos. O TAG pode se manifestar em qualquer idade, mas é mais comum em adultos jovens e mulheres.

Como saber se eu tenho TAG? Os sintomas do TAG variam de pessoa para pessoa, mas alguns dos mais comuns são: preocupação excessiva e persistente com vários aspectos da vida, dificuldade de relaxar ou se concentrar, irritabilidade, inquietação, insônia, dores de cabeça, tensão muscular, taquicardia, falta de ar e náuseas. Para receber o diagnóstico de TAG, é preciso que esses sintomas ocorram na maior parte dos dias por pelo menos seis meses e que causem sofrimento ou prejuízo significativo.



Como tratar o TAG? O tratamento do TAG envolve uma combinação de psicoterapia e medicamentos. A psicoterapia ajuda a pessoa a entender as causas e os efeitos da ansiedade, a desenvolver estratégias de enfrentamento e a modificar pensamentos e comportamentos negativos. Os medicamentos mais usados são os antidepressivos e os ansiolíticos, que atuam no equilíbrio dos neurotransmissores cerebrais. O tratamento deve ser individualizado e acompanhado por um  time profissional qualificado de forma multidisciplinar.

O TAG tem cura? Não há uma cura definitiva para o TAG, mas é possível controlar os sintomas e melhorar a qualidade de vida. Com o tratamento adequado, a pessoa pode reduzir a intensidade e a frequência das crises de ansiedade, aumentar sua autoconfiança e sua autoestima, e retomar suas atividades e seus relacionamentos. O TAG é um transtorno crônico, que pode ter períodos de melhora e piora, mas que não impede a pessoa de ser feliz e realizada.

Por Psicanalista Marco Barbosa
Psicanalista e Neuropsicanalista Clínico, Self Coach, Professor e Filósofo.
Atendimentos para Transtornos Emocionais, Psicológicos e Comportamentais.
Atendimentos Presenciais e On-Line
Whats App 17 99711-6341

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PACIENTE FÓBICO por Psicanalista Marco Barbosa

PROCRASTINAÇÃO E OS MECANISMOS DE DEFESA PSICOLÓGICOS

PALESTRA INTELIGENCIA EMOCIONAL