MECANISMOS DE DEFESA NEUROPSICOLÓGICOS, Por Psicanalista Marco Barbosa.
O QUE É O CÉREBRO REPTILIANO
O cérebro reptiliano
Ao longo de mais de 250 milhões de anos, o cérebro foi em constante evolução, adquirindo novas funções e habilidades cada vez mais complexas. O cérebro reptiliano é o cérebro mais antigo antes do límbico e do neocórtex se unirem.
A teoria do cérebro trino de MacLean permitiu a identificação e o desenvolvimento deste cérebro. O cérebro que compartilhamos com outros mamíferos e répteis é conhecido como complexo-R ou complexo reptílico. Principalmente é responsável por executar as nossas funções mais básicas e primitivas, como proteger-nos de ameaças potenciais, defender-nos e fugir para garantir a nossa própria sobrevivência. Além disso, é responsável por realizar algumas ações inconscientes.
O cérebro reptiliano: componentes
O sistema reticular, o cerebelo, os gânglios basais e o talho cerebral compõem o cérebro reptiliano. Cada uma dessas partes do cérebro é composta por algo que explicaremos a seguir:
Gânglios basais são estruturas neuroniais conectadas no mais profundo do córtex cerebral. Os gânglios basais processam a informação sobre nosso próprio movimento corporal para que possamos ajustá-lo às diferentes situações e, mesmo assim, agir corretamente. Por exemplo, devemos realizar certas ações e movimentos corporais para conduzir um carro de forma adequada. Logo, também nos ajuda a planejar como atingir um objetivo.
O sistema reticular consiste em uma coleção de neurônios perto da medula espinhal no encéfalo. O objetivo principal desse sistema é controlar o estado de vigília e sono. Além disso, é responsável por filtrar a informação que chega através dos sentidos, selecionando os dados que são relevantes e excluindo os irrelevantes, que não chegam à consciência.
O cerebelo, uma das partes mais antigas do cérebro, fica na fossa posterior do crânio porque é um órgão muito pequeno. O cerebelo é responsável por manter o equilíbrio e a coordenação muscular adequados.
Tronco no cérebro Se encontra entre a medula espinhal e o resto do encéfalo. O tronco cerebral, também conhecido como tronco encefálico, é composto por quatro áreas separadas conectadas ao diencéfalo. Com exceção das vias sensoriais olfativas e visuais, o tronco serve principalmente de via de circulação para quase todas as outras vias sensoriais.
A função do cérebro reptiliano segundo a psicologia
- Alonso, J. R. A. (2017, 9 noviembre). El mito del cerebro reptiliano. Acessado em 9 de dezembro de 2018. Disponível em: https://jralonso.es/2017/08/24/el-mito-del-cerebro-reptiliano/
- Salazar, C. E. S. A. (s.f.). Evolución del cerebro. Acessado em 9 de dezembro de 2018. Disponível em: http://www.binasss.sa.cr/revistas/neuroeje/v10n1/art3.pdf
Comentários
Postar um comentário