MECANISMOS DE DEFESA NEUROPSICOLÓGICOS, Por Psicanalista Marco Barbosa.

 O QUE É O CÉREBRO REPTILIANO


O cérebro reptiliano

Ao longo de mais de 250 milhões de anos, o cérebro foi em constante evolução, adquirindo novas funções e habilidades cada vez mais complexas. O cérebro reptiliano é o cérebro mais antigo antes do límbico e do neocórtex se unirem.



A teoria do cérebro trino de MacLean permitiu a identificação e o desenvolvimento deste cérebro. O cérebro que compartilhamos com outros mamíferos e répteis é conhecido como complexo-R ou complexo reptílico. Principalmente é responsável por executar as nossas funções mais básicas e primitivas, como proteger-nos de ameaças potenciais, defender-nos e fugir para garantir a nossa própria sobrevivência. Além disso, é responsável por realizar algumas ações inconscientes.


O cérebro reptiliano: componentes

O sistema reticular, o cerebelo, os gânglios basais e o talho cerebral compõem o cérebro reptiliano. Cada uma dessas partes do cérebro é composta por algo que explicaremos a seguir:

Gânglios basais são estruturas neuroniais conectadas no mais profundo do córtex cerebral. Os gânglios basais processam a informação sobre nosso próprio movimento corporal para que possamos ajustá-lo às diferentes situações e, mesmo assim, agir corretamente. Por exemplo, devemos realizar certas ações e movimentos corporais para conduzir um carro de forma adequada. Logo, também nos ajuda a planejar como atingir um objetivo.



O sistema reticular consiste em uma coleção de neurônios perto da medula espinhal no encéfalo. O objetivo principal desse sistema é controlar o estado de vigília e sono. Além disso, é responsável por filtrar a informação que chega através dos sentidos, selecionando os dados que são relevantes e excluindo os irrelevantes, que não chegam à consciência.



O cerebelo, uma das partes mais antigas do cérebro, fica na fossa posterior do crânio porque é um órgão muito pequeno. O cerebelo é responsável por manter o equilíbrio e a coordenação muscular adequados.



Tronco no cérebro Se encontra entre a medula espinhal e o resto do encéfalo. O tronco cerebral, também conhecido como tronco encefálico, é composto por quatro áreas separadas conectadas ao diencéfalo. Com exceção das vias sensoriais olfativas e visuais, o tronco serve principalmente de via de circulação para quase todas as outras vias sensoriais.



A função do cérebro reptiliano segundo a psicologia

 

 
Agora que conhecemos o cérebro reptiliano e suas partes, é fundamental entender as funções que ele desempenha.

O cérebro reptiliano realiza várias tarefas em nossas vidas diárias. Em seguida, detalhamos com mais profundidade quais são:

A sobrevivência. Como mencionado anteriormente, a principal função do cérebro reptiliano é proteger-nos de qualquer ameaça e garantir nossa sobrevivência. Embora essa seja uma função vital e crucial, às vezes pode nos impedir de atingir nossos objetivos de vida ao lidar com situações novas. Isso ocorre porque ele prefere permanecer na "zona de conforto" quando vê situações desconhecidas como ameaças potenciais.

Executar tarefas essenciais. Como vimos, é responsável por controlar nossas funções básicas, como respiração e batimentos cardíacos e demais sistemas autônomos.
Evita sofrimento. se concentra em buscar o prazer e todas as emoções positivas para o indivíduo.
Comportamento em relação à área. É um instinto natural de sobrevivência que nos leva a proteger nossa casa e cuidar de nossas pessoas mais próximas e de nossos bens.
Necessidade de se reproduzir O cérebro de um réptil deve estimular os instintos sexuais e a atração sexual para garantir a sobrevivência.


Referências
  1. Alonso, J. R. A. (2017, 9 noviembre). El mito del cerebro reptiliano. Acessado em 9 de dezembro de 2018. Disponível em: https://jralonso.es/2017/08/24/el-mito-del-cerebro-reptiliano/
  2. Salazar, C. E. S. A. (s.f.). Evolución del cerebro. Acessado em 9 de dezembro de 2018. Disponível em: http://www.binasss.sa.cr/revistas/neuroeje/v10n1/art3.pdf
Por Psicanalista Marco Barbosa
Psicanalista e Neuropsicanalista Clínico, Self Coach, Professor e Filósofo.
Atendimentos para Transtornos Emocionais, Psicológicos e Comportamentais.
Atendimentos Presenciais e On-Line
Whats App 17 99711-6341

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PACIENTE FÓBICO por Psicanalista Marco Barbosa

E-BOOK - UMA VISÃO PSICANALITICA SOBRE AS PROMESSAS DE FINAL DE ANO

Angústia – O Sinal de Que Algo Importante Está Acontecendo