Conheça as diferenças entre psicólogo, psicanalista e psiquiatra
O que é?
Psicologia
É o estudo científico do pensamento e comportamento. Os psicólogos analisam as relações que os seres humanos têm com o mundo – com a percepção, a motivação, a emoção e o aprendizado – e com si próprios (personalidade).
Psicanálise
É um método de observação, investigação e conhecimento do conjunto de processos psíquicos do ser humano. O psicanalista segue a escola de análise da mente fundada pelo médico austríaco Sigmund Freud, pai da psicanálise.
Psiquiatria
É uma especialidade da medicina. O psiquiatra é habilitado para diagnosticar e tratar transtornos mentais, doenças que alteram o comportamento da pessoa e o funcionamento do organismo.
Áreas de Atuação
Psicologia
Os psicólogos não trabalham necessariamente com a presença de patologias. Podem atuar em hospitais, escolas, na orientação profissional e na área de recursos humanos das empresas, em atividades esportivas, forenses e ambientais, entre outras.
Psicanálise
Psiquiatria Além da atuação clínica convencional, o psiquiatra pode se especializar em psiquiatria
da infância, da adolescência, geriátrica, forense, em psicanálise e em psicoterapia.
Formação
Psicologia
O curso de psicologia tem duração total de cinco anos. Depois de formados, os psicólogos devem se credenciar no Conselho Federal de Psicologia para poder exercer a profissão.
Psicanálise Depois de formado em algum curso superior, o futuro psicanalista entra para a escola de psicanálise, por cinco ou seis anos. Psicólogos, psiquiatras e filósofos estão entre os mais interessados nessa área.
Psiquiatria Para ser psiquiatra é preciso cursas a faculdade de medicina (seis anos) e fazer uma especialização em psiquiatria
, que dura três anos.
Quando procurar
Psicologia
Diante de sintomas depressivos, ansiedade ou se a pessoa perceber que suas atitudes atrapalham seu desenvolvimento. Indíviduos que possuem algum transtorno específico ou valorizam o autoconhecimento também podem recorrer a um psicólogo.
Psicanálise
A psicanálise atua profundamente nos conflitos íntimos. Pode abordar angústias relacionadas à qualidade de vida, distúrbios emocionais e autoconhecimento. Além disso, o psicanalista trata psicopatologias, transtornos de personalidade, depressão, etc.
Psiquiatria
O psiquiatra trata transtornos de depressão e ansiedade, dependência química, Transtorno Obsessivo Compulsivo, Transtorno Bipolar do Humor, transtornos alimentares, esquizofrenia, demência, etc.
Fonte: http://veja.abril.com.br/
Por Psicanalista Marco Barbosa
Psicanalista e Neuropsicanalista Clínico, Self Coach, Professor e Filósofo.
Atendimentos para Transtornos Emocionais, Psicológicos e Comportamentais.
Atendimentos Presenciais e On-Line
https://www.facebook.com/DivanDoAnalista/
Contato:
WhatsApp 17 99711-6341
Comentários
Postar um comentário