Doenças Psicossomáticas


O que são doenças psicossomáticas?


As doenças psicossomáticas são aquelas que têm origem psicológica, ou seja, são causadas por fatores emocionais ou mentais que afetam o funcionamento dos órgãos do corpo. Essas doenças também são chamadas de somatização ou transtorno de sintomas somáticos, e podem se manifestar de diversas formas, como dor, falta de ar, palpitações, diarreia, coceira, impotência, fibromialgia, entre outras.

As doenças psicossomáticas não são explicadas por nenhuma outra doença física ou orgânica, e geralmente estão associadas a um mal-estar emocional e, em alguns casos, a transtornos de ansiedade e depressão. As pessoas que sofrem dessas doenças costumam procurar vários médicos e fazer vários exames sem encontrar uma causa para os seus sintomas.



Como as emoções afetam o corpo?

As emoções são capazes de alterar elementos químicos e nervosos do nosso organismo, como os hormônios e os neurotransmissores. Essas substâncias podem influenciar o funcionamento dos sistemas imunológico, endócrino, digestivo, cardiovascular, respiratório, entre outros. Por exemplo, o estresse e a ansiedade podem aumentar a produção de adrenalina e cortisol, que elevam a pressão arterial, a frequência cardíaca e a glicose no sangue. Já a tristeza e a depressão podem diminuir a produção de serotonina e dopamina, que estão relacionadas ao bem-estar e ao prazer.

Quando as emoções são intensas, prolongadas ou mal resolvidas, elas podem causar um desequilíbrio no organismo e favorecer o surgimento ou a piora de doenças psicossomáticas. Alguns fatores que podem desencadear essas doenças são: traumas psicológicos (morte, divórcio, separação, acidente, perda de emprego etc.), conflitos internos (culpa, medo, raiva etc.), frustrações pessoais ou profissionais, baixa autoestima, solidão, falta de afeto etc.


Quem é mais afetado por essas doenças?

As doenças psicossomáticas podem afetar qualquer pessoa em qualquer idade, mas existem alguns grupos que são mais vulneráveis. As mulheres são mais afetadas do que os homens, pois tendem a ser mais sensíveis e expressivas emocionalmente. As crianças também podem apresentar essas doenças, principalmente quando não conseguem verbalizar o seu desconforto ou quando sofrem algum tipo de violência ou abuso. Além disso, as pessoas que têm antecedentes familiares de somatização ou que vivem em situações de estresse crônico também têm mais chances de desenvolver essas doenças.

Como é feito o diagnóstico e o tratamento?

O diagnóstico das doenças psicossomáticas deve ser feito por um psiquiatra, que irá avaliar os sinais e sintomas apresentados pela pessoa e descartar outras possíveis causas físicas ou orgânicas. O diagnóstico pode ser difícil e demorado, pois os sintomas podem variar muito de uma pessoa para outra e podem imitar outras doenças.


O tratamento das doenças psicossomáticas envolve tanto o cuidado com os sintomas físicos quanto com os aspectos emocionais. Para aliviar os sintomas físicos, podem ser usados medicamentos específicos para cada caso, como analgésicos, anti-inflamatórios, antialérgicos etc. Para tratar os aspectos emocionais, é fundamental a realização de psicoterapia (de apoio, comportamental, analítica etc.), que irá ajudar a pessoa a entender e lidar melhor com as suas emoções e conflitos. A psicoterapia também pode contribuir para prevenir novos episódios de somatização ou para reduzir a sua intensidade e duração.


Além disso, outras formas de tratamento complementar podem ser úteis para as pessoas com doenças psicossomáticas, como terapias alternativas (homeopatia, fitoterapia, acupuntura etc.), mudanças no estilo de vida (alimentação saudável, atividade física, lazer etc.) e técnicas de relaxamento (meditação, yoga, respiração etc.).

As doenças psicossomáticas são um sinal de que o corpo e a mente estão em descompasso, e que é preciso buscar um equilíbrio entre eles. Reconhecer e expressar as emoções de forma adequada é essencial para a saúde física e mental. Por isso, se você sofre com algum sintoma que não tem uma causa aparente, procure ajuda profissional e cuide de si mesmo.

Por Psicanalista Marco Barbosa
Psicanalista e Neuropsicanalista Clínico, Self Coach, Professor e Filósofo.
Atendimentos para Transtornos Emocionais, Psicológicos e Comportamentais.
Atendimentos Presenciais e On-Line

https://www.facebook.com/DivanDoAnalista/

Contato:

WhatsApp 17 99711-6341

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PACIENTE FÓBICO por Psicanalista Marco Barbosa

E-BOOK - UMA VISÃO PSICANALITICA SOBRE AS PROMESSAS DE FINAL DE ANO

Angústia – O Sinal de Que Algo Importante Está Acontecendo