Os Mecanismos de Defesa: Como Seu Ego Tenta Manter a Calma

 


Os Mecanismos de Defesa são estratégias psicológicas, desenvolvidas pelo Ego, para proteger a mente da angústia e do sofrimento causados por conflitos internos (Id vs. Superego) ou por ameaças da realidade externa.

Eles operam de forma inconsciente, bloqueando ou distorcendo a percepção da realidade para que possamos lidar com o que é doloroso ou inaceitável. Todos os usamos diariamente.

MecanismoO que fazExemplo Prático
Recalque (Repressão)Manda pensamentos, desejos ou memórias dolorosas para o inconsciente.Esquecer completamente um evento traumático da infância.
NegaçãoRecusa-se a aceitar uma realidade óbvia e dolorosa.Um fumante que nega os riscos à saúde, dizendo: "Isso só acontece com os outros."
ProjeçãoAtribui a outra pessoa características, desejos ou sentimentos que o próprio indivíduo não aceita em si.Alguém com fortes desejos de trair, acusa constantemente o parceiro de infidelidade.
RacionalizaçãoCria explicações lógicas e "aceitáveis" para encobrir as verdadeiras (e dolorosas) motivações de um ato ou sentimento.Um estudante que reprova diz: "Eu nem me importava com essa matéria, de qualquer forma."
Formação ReativaExpressa sentimentos ou comportamentos opostos ao que realmente sente, para esconder o impulso inaceitável.Um pai que é superprotetor em excesso, escondendo inconscientemente sua hostilidade pelo filho.
DeslocamentoTransfere um sentimento (geralmente raiva) de uma pessoa ameaçadora para um alvo mais seguro.Levar uma bronca do chefe e, ao chegar em casa, gritar com o parceiro ou chutar o cachorro.
SublimaçãoDireciona impulsos inaceitáveis (como agressividade ou sexualidade) para atividades socialmente valorizadas.Canalizar a raiva em competições esportivas ou dedicar a energia sexual à criação artística.

A Importância Clínica

Os mecanismos de defesa são essenciais para a sanidade, mas quando usados de forma rígida ou excessiva, eles distorcem tanto a realidade que geram os sintomas neuróticos. Na análise, o objetivo não é eliminá-los, mas sim torná-los conscientes para que o Ego possa lidar com a realidade de forma mais adaptativa e madura.

Para Refletir: Qual mecanismo de defesa você se lembra de ter usado na última semana para evitar um sentimento desagradável?

Sugestão de Leitura (Bibliografia):

  • FREUD, A. (1936). O Ego e os Mecanismos de Defesa.

  • FREUD, S. (1915). Repressão.


Caso precise de mais informações ou orientações sobre sua jornada de autoconhecimento, conte sempre comigo.

Dr. Marco Barbosa, Psicanalista. WhatsApp: 📲 17 997116341


Transforme sua mente, transforme sua vida.

Atendimentos com Psicanalista e Neuro Psicanalista Clínico, Self Coach, Professor e Filósofo Marco Barbosa.
💬 Transtornos emocionais, psicológicos e comportamentais tratados com empatia e ciência.
📍 Presencial ou On-line — você escolhe o conforto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PACIENTE FÓBICO por Psicanalista Marco Barbosa

E-BOOK - UMA VISÃO PSICANALITICA SOBRE AS PROMESSAS DE FINAL DE ANO

Angústia – O Sinal de Que Algo Importante Está Acontecendo